Redes Sociais: interações que vão muito além do marketing

O número de pessoas que utiliza as redes sociais é bastante alto, como é de conhecimento de todos. Segundo pesquisa realizada pela Hi-Mídia e M.Sense, 95% dos entrevistados estão inseridos no universo das mídias sociais.

A rede mais acessada ainda é o Facebook, cujo apelo é a comunicação entre familiares e amigos. Já pelo Twitter, as pessoas costumam buscar notícias. 

O estudo também avaliou a interação entre os usuários e as empresas. No Facebook, 57% dos entrevistados “curtem” alguma marca. Já no Twitter, a meta é comparar preços, em busca de descontos.

Independentemente do tipo de rede social, a pesquisa revela que quando á insatisfação, a grande maioria “bota a boca no trombone”.

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Aliás, o contrário também acontece. Quando uma marca merece elogio, os usuários também o fazem, na mesma proporção (Será? Tenho as minhas dúvidas…).

Um ponto importante a ser destacado. As redes sociais devem ter um papel este ano em relação aos debates e às eleições: 56% concordam que existe influência dos comentários nas mídias em assuntos sociais e para mobilizações políticas.

Isso vale como um “recado” para todos. Se as companhias já notaram como certos tipos de críticas podem mudar totalmente o posicionamento de suas marcas, este não seria um bom momento para refletirmos sobre o nosso país?

Que tal deixarmos a passividade de lado e opinarmos? Isso tudo, é claro, feito de maneira séria, com embasamento e sem exageros…

Há algum tempo, candidatos “compram” seguidores no Twitter. Não caia nesta!

Se puder, siga todos os “concorrentes” (também no Facebook). É mais uma maneira democrática de conhecê-los. Assim, criamos mais consciência e conhecimento sobre os acontecimentos e podemos votar de forma mais coerente.

Afinal, estratégias não são só para empresas, assim como mídias sociais não são só para vendas e afins. Revoluções já começaram por redes sociais

PS: Não quero incitar nada, apenas promovo o direito à informação e ao debate igualitário.

Texto reeditado de 2012 (original no site Ponto Marketing)

Por: Carla Bordin – Jornalista

Fonte da Imagem: Ponto Marketing

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